Você está aqui: Página Inicial / MAPEAMENTO DAS REDES DE ESGOTO PODERÁ RESULTAR EM MAIS EFICIÊNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO

José Augusto explicou que o mapeamento dos problemas de rede esgoto no município evitará que os servidores municipais continuem “enxugando gelo”, sem uma solução definitiva para a situação.

Problemas com redes de esgoto e redes pluviais são recorrentes nos centros urbanos e, em Leopoldina, a situação não é diferente, o que gera inúmeras reclamações da população. Esse tema foi alvo de discussão durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada neste dia 13 de setembro de 2021.

De autoria de José Augusto Cabral (PSD), presidente do Legislativo Municipal, a Indicação nº 810 sugeriu ao Poder Executivo a realização de um levantamento completo das redes de esgoto e pluviais nas ruas de Leopoldina, cujo mapeamento será fundamental para implementar intervenções em locais onde os problemas foram identificados.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador lembrou que, há anos, de maneira recorrente, a população de Leopoldina sofre com entupimentos de bueiros, bocas de lobo, tubulações entupidas ou quebradas. Como consequências dessa situação, o dia a dia do cidadão é prejudicado, ruas e avenidas são poluídas, resíduos e esgoto retornam para o interior de vários imóveis. O autor também citou a ocorrência de canos quebrados que despejam esgoto “in natura” nos cursos d’água que cortam os bairros da cidade, produzindo forte e indesejável odor.

José Augusto Cabral ressaltou que a necessidade de mapear estes problemas se justifica pela crescente escassez de recursos, o que não permite a nenhuma gestão pública se aventurar em reparos improvisados, que não vão resultar na solução do problema. Ele defendeu que é preciso avaliar as causas, a origem do problema, suas características e as técnicas disponíveis para solução, caso contrário os servidores continuaram a “enxugar gelo”.

O parlamentar ainda destacou que é necessário também o planejamento logístico para que qualquer intervenção em vias públicas não prejudique a mobilidade urbana, seja em razão de obra de duração prolongada, seja pela necessidade de eventual contratação de empresa especializada para execução de serviços que não possam ser realizados pelos servidores da Prefeitura.

Durante a discussão da matéria, Julius Cezar parabenizou o autor pela iniciativa e citou problemas em diversas ruas nos bairros da cidade. José Augusto comentou que, em várias ruas, as intervenções do Poder Público não geram uma solução definitiva para a situação e concluiu afirmando que o objetivo da proposta é melhorar a eficiência do serviço público.

Em seguida, a Indicação nº 810 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio dos vereadores José do Carmo Fófano e Julius Cezar.

(Foto Jornal O Vigilante Online – Vazamento de esgoto em via pública)