Você está aqui: Página Inicial / LEGISLATIVO APROVA TOMBAMENTO DE BENS HISTÓRICOS DE LEOPOLDINA E PIACATUBA

LEGISLATIVO APROVA TOMBAMENTO DE BENS HISTÓRICOS DE LEOPOLDINA E PIACATUBA

Projeto determina tombamento da Rua das Pedras, em Piacatuba, e do Mural Feijão Cru e a Concha Acústica, ambos na Praça Félix Martins.

Os vereadores aprovaram projeto de lei que reconhece os valores históricos, arquitetônicos, artísticos, culturais e paisagísticos de três bens materiais imóveis para fins de tombamento. O Projeto de Lei Ordinária nº 60/2022 foi uma iniciativa dos parlamentares Maria Inês Xavier de Oliveira (PL) e José do Carmo Fófano Vieira (PSB).

Pelo projeto, foram tombados os seguintes bens imóveis: o calçamento da Rua José Furtado de Mendonça conhecida como Rua das Pedras, no distrito de Piacatuba; o Mural Feijão Cru, de autoria de Manuel Funchal Garcia, e a Concha Acústica, ambos localizados na Praça Félix Martins.

Em virtude do tombamento determinado pelo projeto, fica proibida a demolição, destruição ou descaracterização arquitetônica dos imóveis. Em caso de necessidade de quaisquer intervenções nos bens tombados, é obrigatória a aprovação do órgão competente do Município.

Na justificativa da matéria, os autores destacaram que a preservação da história local com o tombamento de imóveis representa o cuidado que o Município precisa ter com a conservação desses patrimônios que têm um valor afetivo e histórico para a população.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 60/2022 foi aprovado por unanimidade em votação definitiva na sessão ordinária, realizada no dia 10 de outubro de 2022.