Você está aqui: Página Inicial / LEGISLATIVO APROVA TOMBAMENTO DE BENS HISTÓRICOS DE LEOPOLDINA E PIACATUBA

LEGISLATIVO APROVA TOMBAMENTO DE BENS HISTÓRICOS DE LEOPOLDINA E PIACATUBA

Projeto determina tombamento da Rua das Pedras, em Piacatuba, e do Mural Feijão Cru e a Concha Acústica, ambos na Praça Félix Martins.

Os vereadores aprovaram projeto de lei que reconhece os valores históricos, arquitetônicos, artísticos, culturais e paisagísticos de três bens materiais imóveis para fins de tombamento. O Projeto de Lei Ordinária nº 60/2022 foi uma iniciativa dos parlamentares Maria Inês Xavier de Oliveira (PL) e José do Carmo Fófano Vieira (PSB).

Pelo projeto, foram tombados os seguintes bens imóveis: o calçamento da Rua José Furtado de Mendonça conhecida como Rua das Pedras, no distrito de Piacatuba; o Mural Feijão Cru, de autoria de Manuel Funchal Garcia, e a Concha Acústica, ambos localizados na Praça Félix Martins.

Em virtude do tombamento determinado pelo projeto, fica proibida a demolição, destruição ou descaracterização arquitetônica dos imóveis. Em caso de necessidade de quaisquer intervenções nos bens tombados, é obrigatória a aprovação do órgão competente do Município.

Na justificativa da matéria, os autores destacaram que a preservação da história local com o tombamento de imóveis representa o cuidado que o Município precisa ter com a conservação desses patrimônios que têm um valor afetivo e histórico para a população.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 60/2022 foi aprovado por unanimidade em votação definitiva na sessão ordinária, realizada no dia 10 de outubro de 2022.

error while rendering plone.comments
Transparência

Mídias Sociais

Parlamento Jovem

TV Câmara

Posto de Identificação

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo