Você está aqui: Página Inicial / FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA É SANCIONADO PELO EXECUTIVO E SERÁ CELEBRADO NESTE ANO

Vereadores e representantes do Movimento Negro participaram da solenidade em que a Lei nº 4598 foi sancionada pelo Prefeito Municipal em reconhecimento à história de lutas do povo negro.

Em solenidade realizada na sede da Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira, dia 07 de outubro de 2021, foi sancionada a Lei nº 4.598 que institucionaliza como feriado municipal a data de 20 de novembro como o Dia das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-brasileiras e Consciência Negra.

A lei foi criada por iniciativa do Legislativo Municipal, através de projeto de lei de autoria do vereador Ivan Nogueira (PP), aprovado recentemente por unanimidade. A solenidade contou com a presença de diversos integrantes do movimento e da cultura negra da cidade, tais como Folia de Reis de Providência, Velha Guarda do Clube Cutubas, Centro de Estudos Linguísticos, Associação de Capoeira Cobrinha Leopoldinense, Grupo de Dança Pérola Negra, além de representantes do Candomblé.

A Câmara Municipal de Leopoldina esteve representada pelos vereadores José do Carmo Fófano – Vice-Presidente, Gilmar Pimentel – 1º Secretário, Maria Inês Xavier – 2ª Secretária, Ivan Nogueira, Carlos André, Vinícius Queijinho, Bernardo Guedes.

Após o ato de assinatura da lei, o Prefeito Pedro Augusto Junqueira destacou a relevância histórica daquele momento, pois representa um reconhecimento da grande contribuição dos afrodescendentes no desenvolvimento sócio econômico do município, através da cultura, comportamento, religião e culinária.

Em seu pronunciamento, Ivan Nogueira fez uma abordagem histórica sobre a luta dos negros para ocupar seu merecido lugar na sociedade leopoldinense. O vereador prestou sua homenagem várias personalidades que se destacaram nesta luta, entre eles os vereadores já falecidos Rosalvo Domiciano Frauzino e Sebastião Geraldo Valentim. O parlamentar salientou que, desde o seu primeiro mandato, vem tentando implementar o feriado de consciência negra no município e que este ano, graças ao olhar atento do assessor jurídico, Dr. Hilton Charles Amaral, foi possível encontrar um respaldo legal.

Com a sanção do Sr. Prefeito, a lei entra em vigor após publicação no Diário Oficial e o dia 20 de novembro passa a ser oficialmente feriado municipal, cuja celebração, que já ocorrerá neste ano, servirá para enfatizar a contribuição do povo negro na construção da sociedade brasileira e valorizar sua luta por mais equidade, fortalecendo o processo de conscientização em torno de seus direitos.

Com a aprovação da lei, Leopoldina passa a registrar os seguintes feriados municipais: São Sebastião – Padroeiro do Município – dia 20 de janeiro; Aniversário da Cidade – dia 27 de abril; Sexta-Feira da Paixão – data móvel; Corpus Christi – data móvel; Dia das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-Brasileiras e Consciência Negra – dia 20 de novembro.