Você está aqui: Página Inicial / ESTUDO DA CIÊNCIA DO DIREITO PODERÁ SER MINISTRADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

ESTUDO DA CIÊNCIA DO DIREITO PODERÁ SER MINISTRADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Segundo os autores do projeto, essa iniciativa já acontece em diversas escolas de Minas Gerais e contribui para uma educação cidadã.

Alunos da Rede Municipal de Ensino poderão ter novidade nos conteúdos ministrados nas escolas a partir de 2023: a inclusão do estudo da Ciência do Direito. A Câmara Municipal de Leopoldina está analisando o Projeto de Lei nº 91/2022 que autoriza a inclusão desse conteúdo como tema complementar nas atividades escolares.

A matéria foi apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 8 de novembro de 2022. O projeto é de autoria dos vereadores José do Carmo Fófano Vieira (PSB), José Augusto Cabral (PSD), Bernardo Guedes (PDT) e Rodrigo Pimentel (PV) .

O texto original determina que as propostas pedagógicas terão como conteúdo mínimo temas específicos sobre princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, valores fundamentais ao interesse social, sistema político, organização político-administrativa dos entes federados, direitos e deveres individuais e coletivos, na esfera pública e privada.

O projeto estabelece como requisito indispensável para a seleção do profissional que lecionará sobre o tema a comprovação de respectiva graduação em Direito, com título de instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Para alcançar os objetivos propostos, o Município poderá atuar em regime de colaboração com a Ordem dos Advogados do Brasil ou com instituições especializadas no ensino do Direito na educação básica.

Antes de iniciar a tramitação da matéria na Casa Legislativa, representantes da 109ª Subseção da OAB estiveram reunidos com os autores do projeto e membros da assessoria jurídica do Legislativo: Dr. Peterson Poyares, Dr. Hilton Charles Campos do Amaral, Dr. Luís Gesualdi e Dr. Ricardo Franzoni, Secretário Geral da Câmara. O encontro aconteceu na tarde de terça-feira, na sede do Legislativo, antes da reunião ordinária, com as presenças do Dr. Marcelo Raimundi, Presidente da 109ª Subseção da OAB-MG, além dos membros da Comissão de Direito na Escola da 109ª Subseção da OAB-MG, Dra. Roberta Pontes, Dra. Luíza Bolsoni e Isabella Netto.

Na reunião foram discutidos diversos pontos do texto original do projeto e a viabilidade de implantação no município. Segundo os vereadores, o projeto está presente em diversas escolas de Minas Gerais e contribui para uma educação cidadã ao levar a Ciência do Direito para dentro das instituições de ensino.

O Projeto de Lei nº 91/2022, após ser lido na reunião ordinária, foi encaminhado pelo Sr. Presidente à Comissão de Constituição, Legislação e Redação para emissão de parecer.