Você está aqui: Página Inicial / CÂMARA APROVA CAMPANHA DE INCENTIVO AO APRENDIZADO DE LIBRAS POR SERVIDORES PÚBLICOS

CÂMARA APROVA CAMPANHA DE INCENTIVO AO APRENDIZADO DE LIBRAS POR SERVIDORES PÚBLICOS

Vinícius Queijinho defendeu que o aprendizado de Libras é uma alternativa para mudar a estrutura de exclusão com os deficientes auditivos que, muitas vezes, não são tratados com o respeito que merecem.

Promover a inclusão e auxiliar na quebra de barreiras de comunicação com uma considerável parcela da população. Esses são alguns dos principais objetivos do Projeto de Lei nº 64/2021 que institui a Campanha de Incentivo ao Aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras – por servidores públicos, aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina em reunião ordinária, ocorrida no dia 27 de setembro de 2021.

De autoria do vereador Vinícius Queijinho (PSL), o PL determina que a campanha deverá ser promovida pela sociedade civil organizada, com o objetivo de incentivar o aprendizado dessa língua em órgãos públicos e conscientizar sobre a necessidade de sua utilização.

Segundo o texto legal, a campanha viabilizará o contato de tradutores e intérpretes de Libras com os servidores públicos e poderá ser divulgada por meio de palestras educativas, cartazes, folhetos e cartilhas explicativas sobre os sinais de Libras mais utilizados, além de seu alfabeto.

Ao justificar sua iniciativa, o autor explicou que aprender a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para se construir uma sociedade mais inclusiva. Segundo IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam deficiência auditiva, o que equivale a 5% da população do país.  

Vinícius Queijinho argumentou que, em Leopoldina, uma parcela considerável da população enfrenta dificuldades, principalmente no acesso a repartições públicas, onde os servidores não foram preparados para se comunicarem através de sinais.  Além disso, os impactos da pandemia de Covid-19 prejudicaram ainda mais a comunicação com os surdos, pois a máscara impede a leitura labial.

Por fim, o autor do projeto reiterou que o aprendizado de Libras faz com que a sociedade seja mais receptiva e dê acesso e oportunidades às pessoas com deficiência auditiva.

Ao final das discussões regimentais, o PL 64/2021 foi aprovado por unanimidade e seguiu para sanção do Poder Executivo.

(Foto https://www.educamaisbrasil.com.br/)

error while rendering plone.comments
Transparência

Mídias Sociais

Parlamento Jovem

TV Câmara

Posto de Identificação

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo