Você está aqui: Página Inicial / BUSTO DO MESTRE VITALINO É INAUGURADO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

BUSTO DO MESTRE VITALINO É INAUGURADO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Autoridades locais e familiares do Mestre Vitalino marcaram presença na solenidade de inauguração, ocorrida na manhã do dia 20 de novembro.

A comemoração do feriado do Dia da Consciência Negra e a inauguração do busto do Mestre Vitalino Duarte transformaram-se numa verdadeira festa popular com muito ritmo e samba. A cerimônia aconteceu na manhã de domingo, dia 20 de novembro de 2022, na Praça Félix Martins.

Pelo segundo ano consecutivo, o município festejou o feriado da Consciência Negra. Graças à aprovação pela Câmara Municipal do Projeto de Lei nº 73/2021, de autoria do vereador Ivan Nogueira, e com a sanção pelo Poder Executivo, o dia 20 de novembro foi reconhecido oficialmente como feriado municipal "Dia das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-Brasileiras e Consciência Negra".

A ideia de se instalar um busto do Mestre Vitalino Duarte na cidade foi lançada inicialmente em 2017 pelo então vereador Rosalvo Domiciano Flauzino e foi reforçada através de indicação pelo vereador Rogério Campos Machado em 2020. A confecção do busto foi realizada com recursos doados pelo Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, referente a dois meses de seus subsídios na prefeitura.

Reconhecido como uma das figuras mais populares do município, Mestre Vitalino Duarte nasceu em 1932 na Fazenda Copabacana e faleceu em 2003, aos 70 anos de idade. Durante sua vida, ele nunca se afastou das festas folclóricas e religiosas. Incorporava personagens como palhaço e papai Noel que permanecem eternizados na memória popular. No carnaval, durante cinco décadas, marcou presença com a boneca baiana e com a Escola de Samba Acadêmicos de Leopoldina, tornando-se uma peça fundamental na preservação e propagação das tradições culturais de Leopoldina.

Com o objetivo de reverenciar a figura do Mestre Vitalino, estiveram presentes ritmistas das baterias das agremiações Unidos dos Pirineus, Fajardo & Cia e Corujão da Madrugada, do distrito de Tebas. O Poder Legislativo esteve representado pelos vereadores José Augusto Cabral, José do Carmo Fófano, Gilmar Pimentel, Maria Inês Xavier, Rodrigo Pimentel, Bernardo Guedes, Ivan Nogueira, Vinícius Queijinho e Carlos André.

Em seguida, discursaram Alexandre Moreira – Secretário Municipal de Cultura, José Augusto Cabral – Presidente da Câmara, Prefeito Pedro Augusto Junqueira, além do Sr. Márcio, sobrinho do homenageado, que falou em nome dos familiares. No final, houve o descerramento do busto e da placa de inauguração.  

error while rendering plone.comments
Transparência

Mídias Sociais

Parlamento Jovem

TV Câmara

Posto de Identificação

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo