Você está aqui: Página Inicial / CÂMARA DE VEREADORES REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CIRURGIAS ELETIVAS

CÂMARA DE VEREADORES REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CIRURGIAS ELETIVAS

Os vereadores informaram que uma parcela da população leopoldinense está com problema de saúde e precisa fazer uma cirurgia eletiva pela rede pública, mas não consegue.

A Câmara Municipal de Leopoldina realizará uma audiência pública para discutir sobre cirurgias eletivas. Requerimento nº 08/2018, de autoria de Kélvia Raquel, José Ferraz Rodrigues e Rogério Campos Machado, foi aprovado na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (06). No documento, foi sugerido que fossem convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos Programas de Saúde da Família, da Casa de Caridade Leopoldinense e do CISUM.

Ao justificarem a proposição, os vereadores informaram que uma parcela da população leopoldinense está com problema de saúde e precisa fazer uma cirurgia eletiva pela rede pública, mas não consegue. Segundo eles, há pessoas esperando por uma cirurgia há mais de dez anos. A data da audiência pública ainda será definida pela Câmara Municipal

As cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente.

Levantamento inédito feito pelo Conselho Federal de Medicina mostra que quase um milhão de brasileiros precisam fazer alguma cirurgia pelo SUS e simplesmente não conseguem. Entre os procedimentos com maior número de demandas represadas no Brasil estão as cirurgias de catarata, correção de hérnia, retirada da vesícula, varizes e de amígdalas ou adenoide.

Com o objetivo de traduzir a situação de Leopoldina em números, também foi aprovado o Requerimento nº 034/2018, de autoria da vereadora Kélvia Raquel, solicitando ao Poder Executivo informações sobre o total de cirurgias eletivas que estão em espera na Secretaria de Saúde, o número dessas cirurgias conveniadas com o município e a quantidade de cirurgias eletivas realizadas mensalmente.

(Foto: http://www.brasil.gov.br/saude)

Adicionar Comentário